”Tenho visto atentamente a aflição do meu povo, que está no Egito, e tenho ouvido o seu clamor por causa dos seus exatores, porque conheci as suas dores. Portanto desci para livrá-lo da mão dos egípcios, e para fazê-lo subir daquela terra, a uma terra boa e larga, a uma terra que mana leite e mel; ao lugar do cananeu, e do heteu, e do amorreu, e do perizeu, e do heveu, e do jebuseu. E agora, eis que o clamor dos filhos de Israel é vindo a mim, e também tenho visto a opressão com que os egípcios os oprimem. Vem agora, pois, e eu te enviarei a Faraó para que tires o meu povo (os filhos de Israel) do Egito.” (Êxodo 3: 7-10)
Estamos nos preparando para celebrar mais uma festa. Celebramos a Festa de Purim, a festa da mudança de sorte, na qual aprendemos que o Senhor muda a nossa história, assim como mudou a história da rainha Ester e de todo o seu povo. E agora, começamos a nos preparar para a festa da Páscoa.
Onde está escrito na Bíblia que devemos celebrar Páscoa? Em Levítico, capítulo 23, o Senhor fala a Moisés sobre as festas solenes, as santas convocações, e no versículo 5 Ele fala da Festa da Páscoa.
A Páscoa sobre a qual vamos aprender estes dias não é aquela que os supermercados, as lojas e a televisão estão anunciando. Não é uma Páscoa de coelho, nem de ovo de chocolate. Essa é a Páscoa que o mundo inventou. Vamos conhecer a verdadeira Páscoa, aquela que nos foi dada pelo Senhor. Você verá que ela é muito mais emocionante e maravilhosa, que não custa dinheiro, mas, tem poder para mudar a nossa vida de maneira radical.
Vamos então mergulhar no que a Bíblia diz? Começamos nosso estudo no livro de Êxodo, com um homem chamado Moisés. Você já ouviu falar dele? A verdadeira história da Páscoa do Senhor começa em um momento muito especial da sua vida e está lá em Êxodo 3:7-10, quando o Senhor o chama para uma missão especial.
Lembraremos algumas coisas. O povo judeu estava vivendo como escravo no Egito. O Faraó havia mandado matar todos os meninos recém-nascidos, mas a mãe de Moisés o havia escondido e depois o colocou em um cesto, dentro do rio. As águas o levaram até a princesa, filha do faraó, que o criou como filho. Ao crescer e descobrir sua história, Moisés acabou matando um egípcio, que maltratava um judeu, e fugiu para o deserto. Ali no deserto conheceu Zípora, que se tornou sua esposa, e aprendeu a apascentar os rebanhos de Jetro, seu sogro.
Em um desses dias que Moisés apascentava o rebanho, chegou ao Monte Horebe e viu uma coisa que o deixou impressionado: uma pequena arvorezinha, uma sarça, ardia em chamas, mas não queimava, e do meio da chamas o Senhor o chamava: Moisés, Moisés. Imagine o susto que ele tomou! Então resolveu se aproximar para ver aquela grande maravilha (Êxodo 3). O Senhor novamente o chamou e Ele respondeu: Eis-me aqui! O Senhor, então, mandou tirar as sandálias, porque aquele lugar era santo, e Se apresentou a ele como o Deus de seus pais.
Moisés escondeu o rosto, porque temia olhar para o Senhor. E Ele continuou a falar-lhe. Disse que sabia do grande sofrimento que Seu povo passava no Egito e da Sua decisão de libertá-lo e levá-lo a uma terra boa, terra que mana leite e mel e, então, Ele dá a Moisés uma missão que o deixou assustado: Vem, agora, e Eu te enviarei a Faraó para que tires o Meu povo do Egito. Pense no susto de Moisés. Ele imediatamente respondeu que não poderia fazer isso, mas o Senhor insistiu.
Moisés pensou que, talvez, pelas coisas que ela havia feito antes, certamente as pessoas não acreditariam nele agora, mas o Senhor deu a ele uma experiência chocante. Mandou que ele jogasse sua vara no chão e ela se transformou em uma serpente, depois mandou que ele a pegasse de volta e ela voltou ser uma vara; depois mandou que colocasse sua mão no peito e ao tirar ela estava branca, leprosa, mandou então que a colocasse de novo no peito e ao tirá-la estava normal outra vez. Com isso, o Senhor mostrou que estava com ele. Arão, irmão de Moisés, iria acompanhá-lo nessa tarefa.
Que experiência fantástica, não é mesmo? E se fosse você no ligar de Moisés? O que você faria? Vamos ver o que aconteceu com Moisés na próxima semana. Esperamos você para continuarmos a descobrir qual é a verdadeira Páscoa.